top of page

5 Dicas para Dores nas Costas

A dor pode se apresentar como aguda: forte, geralmente após grande esforço físico e com duração de dias; ou dor crônica: não muito forte, mas contínua, com duração de semanas. Ambas podem irradiar para os membros superiores e inferiores.


Confira 5 dicas para ajudar a prevenir a dor nas costas:



  1. Corrigir postura no dia a dia

  2. Não ficar muito tempo sentado ou em pé

  3. Faça alongamento

  4. Pratique exercícios físicos

  5. Cuide da saúde emocional

É importante ressaltar que essas dicas não dispensam uma consulta médica. A dor nas costas pode ser causada por cansaço, estresse ou devido a traumatismos. Algumas medidas simples que aliviam a dor nas costas são descansar o suficiente e mobilizar os músculos para melhorar a circulação sanguínea e promover o bem-estar.


corrigir postura

Dica 1 - CORRIGIR POSTURA NO DIA A DIA

Andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo; ao sentar, apoiar as costas e os pés, sem escorregar. A postura também é afetada quando dormimos com travesseiros ou colchões ruins.


Ao abaixar para pegar objetos, flexionar os joelhos; ao carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços, bem como ao usar mochila, distribuir o peso nos dois ombros. Com malas e carrinhos pesados, empurrar, não puxar.


Ao realizar atividades em locais altos, tentar subir em um apoio, de modo que coluna e cabeça permaneçam retas, e os braços para realizar a atividade fiquem na altura da cabeça, não acima.


Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos.


Além disso, ao dirigir, lembre-se de apoiar as costas e a cabeça.



muito tempo sentado

Dica 2 - NÃO FICAR MUITO TEMPO SENTADO OU EM PÉ

Passamos horas trabalhando (em frente ao computador ou de pé) sem os devidos procedimentos ergonômicos. Quando sentado, fazer pequenos intervalos para se alongar e pequenas caminhadas, como ir ao café ou ao banheiro; se em pé, sempre que possível, realizar pequenos movimentos de rotação com os pés e tornozelos. Durante os intervalos, procure um local para se sentar e, preferencialmente, elevar um pouco as pernas e os pés.



pratique exercícios físicos

Dica 3 - PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Os erros posturais durante a execução dos exercícios na academia de ginástica são outra causa frequente de dores nas costas. Por outro lado, o sedentarismo e a obesidade também são responsáveis pelos problemas na coluna. Durante a gravidez, especialmente no período final da gestação, é possível que a mulher sinta alguma dor ou pressão na coluna e tenha dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir.


Conte com profissional de educação física para orientação da postura e atividades adequadas. Exercícios aeróbicos colaboram com a manutenção do peso. Já a musculação, se feita corretamente, fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.



alongamento

Dica 4 - FAÇA ALONGAMENTO

Fazer alongamento para as costas, pode aliviar as dores e a tensão muscular. Assim, promovendo relaxamento e bem-estar.



saúde emocional

Dica 5 - CUIDE DA SAÚDE EMOCIONAL

Aspectos emocionais também colaboram para uma coluna tensionada. Um quadro depressivo, por exemplo, pode provocar muitas dores no corpo. Se perceber excesso de tristeza, é importante procurar auxílio especializado.



Ainda que todas as dicas acima sejam bastante eficazes na prevenção da dor e o desconforto causados pelas disfunções na coluna, é fundamental que você procure orientação médica. É preciso atenção, sobretudo, se a dor piorar com o tempo.

Comments


bottom of page